Como cuidar do gesso ou tala

Mantenha seu gesso ou tala limpo e seco, a menos que seja feito para ser à prova d’água. Estar em contato com estofamento úmido pode irritar a pele. O gesso fica mais macio e mais fraco quando molhado. Veja como mantê-lo seco:

  • Use sacos de plástico ou uma capa impermeável para manter a sua tala ou gesso seco ao tomar banho. Sele a bolsa com fita ou elásticos para que haja uma vedação à prova d’água.
  • Eleve a mão no chuveiro acima da cabeça para evitar que a água escorra sob o selo e entre no molde.
  • Retire a bolsa ou a tampa depois. Não o mantenha constantemente coberto, pois a umidade pode acumular-se com a transpiração normal.

Siga estas regras adicionais ao usar gesso ou tala:

  • Não deixe sujeira, areia ou outros materiais entrarem na sua tala ou gesso.
  • Se você sentir coceira, não coloque nada dentro da imobilizção, pois pode ferir a pele.
  • Nunca manipule o gesso ou a tala sozinho. Se houver bordas ásperas ou se sua pele ficar irritada nas bordas da imobilização, notifique seu médico, que possui as ferramentas adequadas para corrigi-la.

Se o seu gesso ou tala desenvolver rachaduras ou pontos fracos, entre em contato com o seu médico para ver se ele precisa ser reparado ou alterado. Nunca tente remover o gesso você mesmo; você pode cortar a pele ou impedir a cicatrização adequada de sua lesão. O gesso deve ser removido apenas por um profissional com as ferramentas e o treinamento adequados.A remoção é feita com um tipo especial de serra que não corta a pele.