• As orientações citadas aqui são gerais, mas cada paciente operado receberá orientações específicas que serão entregues em conjunto com relatório de alta.

DIETA:

Dieta Regular. Comece com alimentos leves e progrida para os de consumo habitual. Não ingerir bebidas alcoólicas no dia da cirurgia ou quando estiver em uso de medicações.

ATIVIDADES:

Mantenha a mão/punho operado acima do nível do coração ​todo o tempo pelos próximos 07 dias. Para isso, deverá ter o auxílio de almofada ou travesseiro. Tipóias podem NÃO manter a mão/punho acima do nível do coração, sendo, algumas vezes, inadequadas.

Movimente os dedos não imobilizados o máximo de tempo possível durante o dia e noite. ​EXCETO, SE A CIRURGIA REALIZADA TENHA SIDO DE REPARO TENDÍNEO OU DE NERVOS.

Evite atividades que possam lesionar os dedos e a mão.

Movimentar todas as articulações da extremidade, ​exceto às imobilizadas (por exemplo; ombro, cotovelo, punho, dedos e polegares).

CURATIVO:

Mantenha o curativo limpo e seco. Os dias para realização estarão orientados no relatório de alta.

Caso haja necessidade de realizar o curativo antes da consulta médica de retorno, deverá ser feito em unidade de saúde (não utilizar pomadas ou outras medicações que não tenha sido recomendado).

Você poderá tomar banho, porém deverá cobrir com saco plástico e vedar com fita adesiva ou borracha.

Se estiver em uso de tala gessada ou aparelho gessado, não remova sem orientações e jamais coloque objetos dentro dele (por exemplo, canetas).

Use uma almofada ou travesseiro para proteger e manter o membro elevado o máximo de tempo possível.

MEDICAÇÕES:

Faça o uso das medicações conforme orientação da receita. Nos analgésicos prescritos com uso conforme necessário, é importante observar que em poucos dias a dor irá melhorar, dessa forma poderá ser descontinuado progressivamente.

Não deverá ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver em uso das medicações.

Ingira as medicações com refeições para evitar náuseas.

CONTATO COM O MÉDICO/HOSPITAL

Leve dor e edema geralmente são esperados. Se apresentar dificuldade respiratória ou dor torácica, ligar para 192 ou ir imediatamente à EMERGÊNCIA.

Caso apresente algum desses sintomas, entrar em contato com o médico ou ir no pronto socorro, de preferência no serviço que a cirurgia foi realizada:

  • temperatura acima de 37,8°C.
  • náuseas ou vômitos incontroláveis.
  • sinais de infecção da ferida operatória (vermelhidão, edema, calor, secreção).
  • dificuldade para urinar maior que 08 horas.
  • aumento da dormência e formigamento no membro.
  • tala ou gesso muito apertado.